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O Cliente Perfeito

Uma perspectiva diferente do mundo encantado do atendimento ao público!

O Cliente Perfeito

Uma perspectiva diferente do mundo encantado do atendimento ao público!

A minha regra de ouro

Quando passei o meu primeiro ano de experiência de trabalho em loja, criei a minha primeira regra. Que cumpro sempre e que me evita muitos problemas. Sempre que um cliente se dirige a mim a informar-me que "ah ali na parede estão 20 cuecas iguais e só esta tamanho M é que está marcada mais cara", "na montra está a dizer outro preço", "na revista do centro diz outro preço", "a sua colega disse-me que havia e era outro preço", "mas está ali a dizer que todas as cuecas estão a 2,99". Esteja eu onde estiver, na caixa, a ir almoçar, a arrumar, a repor, respondo sempre o mesmo "pode mostrar-me?". Porque faço isto?

Primeiro porque muitos clientes têm um olho treinado para verem o que mais lhe convêm, depois porque por vezes estão a mentir e por último, pode ser verdade e ser apenas uma etiqueta mal marcada ou um erro na caixa, mas eu prefiro ver com os meus olhos. Digo-vos, com a maior certeza, que 96% das vezes que acompanhei o cliente até ao sitio para ver o tal erro, o cliente acaba sempre a dizer "oh pois, vi mal, desculpe lá menina" ou "oh que cabeça a minha, essa promoção estava noutra loja que estive à bocadinho". Os outros 2% o cliente treme durante segundos e lembra-se imediatamente que afinal enganou-se e que o preço está certo e os últimos 2% são as alturas que foi um erro do sistema ou nosso, funcionários. Muitos clientes aproveitam estar uma grande fila para atirarem estas informações para o ar e como acham que não queremos estar a demorar a terminar o pagamento passamos o preço mais baixo e pronto.

Isso comigo não funciona, eu faço quem seja preciso esperar ou chamo outra colega para continuar a atender as restantes pessoas. Tudo tem que passar pelos meus olhos, e quem não gosta, paciência.