Essa coisa chamada educação
De todas as situações que já passei em loja, esta que vos vou contar foi a que mais me incomodou até hoje e a qual relembro muitas vezes na minha cabeça para ter a certeza que nunca na minha vida irei desrespeitar uma pessoa como naquela noite aquela cliente fez comigo. Para começar é preciso que tenham em mente que os clientes adoram duas coisas: a primeira é mexer em tudo o que nós lojistas tocamos, ir atrás de nós enquanto arrumamos e desarrumar por cima, por mim tudo bem, na hora do fecho é que custa mais e a outra coisa é que existem muitos clientes que acham que por a tua profissão ser lojista, automaticamente não te deram educação e muito menos tens estudos, e algum nível académico é que nem pensar.
Certa noite na loja, quase na hora do fecho, eu estava a arrumar um lado da loja e a minha colega outro. Sei que às tantas oiço a minha colega meio que numa discussão com uma cliente e vejo a minha gerente a ir resolver o problema, mais tarde soube que enquanto a minha colega arrumava a cliente ia por cima dela a desarrumar e que a minha colega murmurou algo entre dentes que a cliente ouviu e não gostou. Eram mãe e filha e passado poucos minutos já eram braços no ar, ameaças de porrada e todo o nível de peixeirada que possam imaginar. Toda a razão que podia ter tido, esta pessoa perdeu-a em 2 minutos. No momento em que se dirigiram à caixa, eu vou atendê-las, elas que até aqui ainda não me tinham visto. E a mãe diz-me prontamente "Tu para estares aí desse lado do balcão é porque não tens educação, muito menos estudos. Vocês trabalham em loja, estão aqui para nos satisfazer e ponto final. Pessoazinhas sem estudos, é sorrir e acabou".
Até hoje estás palavras mágicas ecoam na minha cabeça e angustia-me que existam pessoas no mundo que pensem desta maneira tão pequenina e tão medíocre. Esta pessoa não me conhece, não conhece a minha família, não sabe qual o motivo para eu estar ali na loja (e com todo o orgulho). Não conhece nenhuma das minhas colegas. E mesmo assim, não pensou duas vezes antes de tirar conclusões. Eu nunca respondo a faltas de respeito de clientes, esta é a minha forma de me defender, para o mim o desprezo nestes momentos é sempre a melhor arma. Elas saíram pela porta e nunca mais voltaram, eu ganhei uma lição para a vida.